segunda-feira, 14 de março de 2011

Peleja virtual é lançada na Bodega do Brasil

Na última Bodega dedicada a mulher, as cordelistas Cleusa Santo e Dani Almeida aproveitaram a oportunidade para lançar a primeira peleja virtual das poetisas. Peleja virtual denomina-se como o "confronto" em cordel, desenvolvido via a internet, sobre uma temática específica. Essa maneira de desenvolver versos teve início em 1997 com o pernambucano José Honório, conhecido como cordelista cibernético.

Na oportunidade, as cordelistas apresentaram versos desenvolvidos em sextilha com a seguinte temática: A mulher omissa e a mulher independente e tiraram boas risadas do público. Confira abaixo:

A Peleja da mulher omissa e a mulher independente
Por Dani Almeida e Cleusa Santo

DANI: Neste mês tão feminino
Março muito especial
Omissão e independência
Será o mote vital
Para duas cordelistas
Que pelejarão com astral

Dizem que sou uma mulher
Tanto desorientada
Só porque certos momentos
Prefiro ficar calada
Sem dar minha opinião
Para não ficar visada

CLEUSA: Me chamo Cleusa Santo
Sou esperta pra demais
Sou louca por liberdade
E sempre buscando mais
Não gosto de omissão
Nem de assuntos banais

Daniela minha amiga
Você precisa aprender
A ser esperta comigo
Para ter melhor viver
Mulher tonta hoje já era
Trate de se esclarecer

DANI: Cleusa Santo agradeço
Sua nobre atenção
Mas prefiro ser antiga
E ouvir algum sermão
Para não ferir alguém
Com a minha opinião

Esperteza hoje em dia
Só é para acumular
Mais tarefas pra mulher
E no homem aliviar
Os deveres que ele tem
Que cumprir no seu casar

CLEUSA: Daniela minha amiga
A mulher esta na frente
Os homens vão pra cozinha
Fazer o jantar da gente
E nós vamos ao Shopping
Com o cartão do demente

Digo a você que mude
Vai fazer academia
Faça ginásticas e peenling
Relaxe todo o seu dia
Pois Amélia hoje é Dilma
No governo quem diria!

DANI: Pensando por esse lado
Pode até valer à pena
Usufruir destas coisas
Mesmo que de forma amena
Quem sabe lá em Paris
Bem a beira do Rio Sena?

Pois às vezes a mulher
É omissa por pensar
Que seu calar é importante
Principalmente no brigar
Essa é sua “independência”
Por saber se resguardar

CLEUSA: Daniela minha amiga
Cheguei a uma conclusão
A minha lndependência
E essa sua omissão
Que tudo demais é sobra
E faz mal ao coração

E essa nossa peleja
Serviu pra me esclarecer
Falar tudo que pensamos
Atrapalha o bom viver
Boca calada as vezes
Serve pra nos proteger

AMBAS: Somos Dani e Cleusa Santo
E pra nós foi um prazer
Pelejar uma com outra
E no tema perceber
Pulso forte e cautela
Isso sim é ter poder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário