terça-feira, 5 de abril de 2011

História de lutas agrárias é destaque na Bodega do Brasil

No próximo dia 9 de abril, a partir das 16 horas, a Bodega do Brasil dará espaço  para mais uma vertente da arte: a  do cinema documental. Trata-se da exibição do filme A Voz do Campo, dirigido pela jornalista e poetisa pernambucana, Daniella Almeida.

O filme narra o surgimento do movimento sindical rural de Pernambuco, iniciado na década de 60, através da história de vida de Euclides Nascimento, líder fundador dos primeiros sindicatos rurais desse Estado. O vídeo aborda ainda questões sobre ditadura, conquistas da classe camponesa e lideranças rurais.  “Este filme é uma lição de vida para todos nós”, revela Daniella Almeida, diretora de A Voz do Campo. Na oportunidade, o público contará ainda com a presença de Euclides Nascimento, protagonista do documentário, que falará sobre a experiência de ter sua história registrada em um filme.

Lançado nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul , Pernambuco e Rio de Janeiro,  A Voz do Campo  é um registro histórico da luta agrária vivenciada em tempos difíceis não apenas em Pernambuco, mas, em todo território nacional.

Finalizado pela Cult Zone filmes de São Paulo, o filme tem na direção de arte a fotógrafa Ana Rosa Passos, locução do jornalista da CBN de Pernambuco, Joffre Melo e a trilha sonora é dos músicos Adiel Luna e Rafa da Rabeca, este útimo também presente no evento. O apoio cultural é do Projeto Dom Helder Câmara, Museu Nacional do Rio de Janeiro, Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais da UFPE, Estúdio Art PE e o Centro Cultural Periferia no Centro, de São Paulo. Prestigie mais este destaque da Bodega do Brasil de abril. Veja o trecho do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário